Pesquisar

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Paixão ou Amor

Paixão ou Amor? Saiba a Diferença!


 Quando nós namoramos, temos sentimentos de amor para com a outra pessoa, mas precisamos tomar cuidado para não perder a objetividade. Objetividade é a habilidade de, mentalmente, avaliar as coisas como realmente elas são, em vez de ser manipulado pelos sentimentos. Muitos jovens têm tomado decisões precipitadas porque perderam a sua objetividade, casando com a pessoa errada, descobrindo somente depois que não era amor, mas simplesmente paixão romântica. Deus é a única pessoa que pode pensar objetivamente, isto é, Ele faz decisões baseadas no entendimento completo da situação. Por isso, Ele é capaz de nos dirigir nesta área. Cabe a nós esperar nEle para fazermos decisões corretas em nosso namoro. Vamos ver a diferença entre amor e paixão romântica.


PAIXÃO ROMÂNTICA

É um impulso emocional de amor. É baseada em um conhecimento superficial de outra pessoa e não passa pelas provas de tempo e circunstância.
O mundo encara o amor como um sentimento intenso de duas pessoas que se consideram certas uma para a outra. Estes sentimentos se tornam tão fortes que o casal conclui que deve casar. Quando ambos perdem este sentimento, acham que nunca houve amor, tendo então como única solução o divórcio. O mundo confunde paixão romântica com amor.

AMOR

É uma necessidade emocional e um ato da vontade que responde a uma avaliação intelectual da personalidade total de outra pessoa.

      Expressões como: "o amor é cego", "amor à primeira vista" , não têm sentido e discordam da definição bíblica. Vejamos essa definição em I Coríntios 13. 4-7:

O amor é paciente

O amor que é paciente leva tempo para conhecer a outra pessoa e o seu caráter. Se você sente que tem amor por ele (a), o tempo é seu maior amigo.

O amor precisa de tempo

O amor é sempre um processo de crescimento, e crescimento precisa de tempo. Uma palavra de aconselhamento: enquanto você está namorando, envolva-se com várias atividades diferentes que o (a) colocarão e a seu parceiro (a) em situações reais. Isto dará oportunidade de observar as reações dos dois em meio a vários tipos de pressões e circunstâncias.

   A paixão tem pressa em se envolver romanticamente para que os sentimentos de amor possam ser preservados ou para ter a segurança de que a outra pessoa não vai abandoná-la. O perigo da pressa é que a pessoa diz e faz coisas para preservar os sentimentos de amor que, porém, não se conservam por muito tempo.

  A paixão romântica procura mudar a personalidade básica e o estilo de vida de seu parceiro para moldá-la (o) ao tipo de pessoa que ele (a) idealiza.

A paixão romântica não pode mudar estas características negativas da outra pessoa. A mudança do seu parceiro vem através de um amor profundo, muita paciência e submissão à obra do Espírito Santo. O amor verdadeiro aceita a pessoa como é e não como gostaria que fosse. Foi esse o amor de Deus para conosco. Deus demonstrou Seu amor para conosco, tendo paciência e não nos manipulando como objetos. O amor diz ao seu parceiro:

A. Eu aceito você como é agora.
B. Você é bonito (a) (mesmo não sendo).
C. Você está de bom humor (mesmo irritado/a).
D. Você é pontual (mesmo estando atrasado/a).
E. Você é sensível (mesmo quando não é).

O Amor é benigno

A tendência da paixão romântica é esquecer rapidamente os atos de bondade. No início do seu namoro com alguém que você gosta muito, parece muito fácil ser benigno. O amor genuíno será provado através dos anos nas lutas e provações que ambos enfrentarão.

O problema com o relacionamento baseado na paixão romântica é a inconsistência em dar de si mesmo para seu parceiro. O relacionamento baseado na paixão romântica se desfaz facilmente e, ao invés de ser algo agradável, torna-se um peso na vida do casal. O amor é um sentimento maravilhoso porque está disposto a dar, dar e ainda dar. Se você notar que a sua disposição em dar é esporádica, seria sábio verificar se existe mesmo amor.

Um relacionamento de namoro é bem sucedido quando duas pessoas com personalidades diferentes compartilham uma com a outra tudo o que elas são, tudo o que fazem e seus sonhos para o futuro. Enquanto duas pessoas crescem e compartilham entre si, é importante que cada uma desenvolva outros relacionamentos de amizade. Isso vai ajudar no crescimento, enquanto estão separados um do outro.

A paixão romântica é baseada na emoção que não tem passado pela prova de tempo e circunstância. Assim, a pessoa pensa que é importante manter o sentimento de amor; consequentemente, os pontos de irritação ficam encobertos evitando-se assim ter que enfrentá-los. O amor não faz romantismo com as realidades da vida, mas procura ser aberto e enfrentar as dificuldades e resolvê-las com sinceridade.

PERGUNTAS QUE O AJUDARÃO A DISCERNIR SE O SEU RELACIONAMENTO É REALISTA E HONESTO, OU NÃO.

A. Há fraquezas em sua vida que você procura esconder do seu parceiro pois teme que, se descobertas, podem provocar o rompimento do seu relacionamento?
B. Há assuntos controvertidos que vocês evitam pois temem "criar encrencas"?
C. Seu parceiro possui fraquezas na área de atitudes e comportamentos que você gostaria de conversar com ele, mas sente medo?

         Se você respondeu sim a qualquer uma dessas perguntas, então seu relacionamento está necessitando de mais objetividade e honestidade.

O amor verdadeiro procura resolver a exasperação. O amor sabe que todo relacionamento tem que passar por provações e tempos difíceis. O amor sabe que, fugindo das dificuldades, somente piorará a situação. O amor real usará a tribulação para que o relacionamento se torne mais profundo.

Gênesis 2.24 – “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”

Provérbios 3.5-6 - "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus carninhos e ele endireitará as tuas veredas.”

Fonte: https://www.facebook.com/notes/segredos-de-princesa
(Extraído de uma das Apostilas do Pastor Jaime Kemp)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...