Pesquisar

sábado, 29 de outubro de 2016

INVERSÃO DE VALORES


Texto: Is 5.20 - " Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!"


Crédito de imagem:www.mensagens10.com.br

Introdução: A inversão de valores está muito presente na mídia...trabalha o sensacionalismo, o suspense, a ação, o mistério. Nas novelas é gritante. Aplaudi-se a promiscuidade, a infidelidade conjugal, a desonestidade, a ruptura da família enquanto base da sociedade...Inversão de valores é o mal pelo bem, o errado pelo certo. O foco são futilidades, numa escala de valores irracional, desproporcional...Está presente também na política, na igreja e na família...

Alguém disse: O que se vende tem preço. Mas, há itens, componentes em nossas vidas que não tem preço, tem valor.  Pergunto-lhe: Qual a ordem na escala de valores em tua vida??? Deus, família, trabalho, Igreja...  

I - SOCIEDADE E INVERSÃO DE VALORES

  1. Quando viva, perguntam a Hebe Camargo: O que você faz com 1,2 milhão de reais por mês. Ela disse: “eu me faço feliz”. Correr atrás do ter e não atrás do ser é o grande equívoco da felicidade superficial e circunstancial.   
  2. As bem-aventuranças de Jesus no Sermão do Monte, enfatizam não a posse de bens transitórios, mas a posse de valores eternos. Mt. 5-1-12.
  3. O coreógrafo Carlo Porto, 44 anos, casado, sem filhos. Abriga 33 cachorros que estavam famintos, doentes e abandonados na Grande Belo Horizonte. Tem todo o aparato para assistir esses cachorros. A justificativa: “O dinheiro é meu”.  No século atual ainda morrem 5 milhões de vidas por ano. A cada segundo morre uma criança de fome. 
  4. Os Estados Unidos gastaram em torno de 300 Bilhões de dólares com a guerra no Iraque e Afeganistão. Isto é inversão de valores.  E temos no seio da humanidade: 1/3 nutrida, 1/3 subnutrida e mais 1/3 passa fome.
II - PROPAGANDA VERSUS TESTEMUNHO.

1.“Venham e ouçam, todos vocês que temem a Deus; Vou contar-lhes o que Deus fez por mim” (Sl 66.16).
2. O marketing religioso faz menção direta à tal igreja, tal bispo, tal missionário, ao tal programa. Isto é humanismo na igreja.
3. O abençoado por Deus não consegue se calar, ele extravasa de contentamento, pelo que recebeu de Deus. Isto é testemunho.
4. O testemunho é bíblico e mais: é uma alavanca no crescimento da igreja.
5. Obviamente, o testemunho é uma consequência e não causa.
6. O marketing religioso é danoso à igreja. Pode inchar e enriquecer grupos religiosos.
7.Temos que insistir, combater para que o corpo de Cristo não vire negócio, e os crentes meros consumidores. 
     
III -  A IGREJA E A INVERSÃO DE VALORES.
  1. Avançam as superstições na espiritualidade evangélica.
  2. Caminhamos para não acreditar na suficiência da cruz.  Há amuletos, objetos várias representativos de canais de bênçãos, em intermináveis campanhas de oração. 
  3. O Esvaziamento dos conteúdos da fé, pois a proposta do Reino de Deus estão se resumindo em chavões sem conteúdo. 
  4. Há frases que de tão repetidas, em nosso meio, perderam o seu valor.
  5. Na Medida em que crescemos numericamente, seremos mais cobiçados.
  6. O Colombiano César Castelhanos e outro companheiro seu que vai na mesma ótica. Livros intitulados “Uma igreja com propósito”. Estes, aplicaram teorias da mais moderna administração, contida num invólucro de evangelização de massas.  Resultado: enriquecem às custas da pobreza e ignorância dos fiéis...E quem não fizer como eles estão fazendo com o Evangelho, estão fora da direção de Deus, para estes tempos. 
  7. Tem gente tentando ganhar o mundo inteiro “para Jesus”, e ficando com a alma atrofiada. Você diz: “Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu” (Ap 3.17). 
  8. O movimento evangélico como um todo, preciso resgatar a centralidade do evangelho. Porque há muitas novidades entre nós, tirando a nossa atenção do calvário. Portanto, vigilância.     
  9. Os megas templos tendem a fazer da igreja massa de manobras, uma vez que a integração vai para o espaço no corpo de Cristo.
Reflexões finais:

a)Se passamos horas a frente da televisão e não temos tempo para orar, meditar na Palavra de Deus, assistir e educar nossos filhos, está havendo uma inversão de valores. 
     b) faças um levantamento de como você gasta o seu tempo. 
     c) A sua vida está tendo sentido em que? Bases sólidas ou frágeis? É consistente sua visão de futuro? Se é que tem! Ou gira em torno de futilidades.
    d) A que você está mais apegado atualmente? Corrija os exageros, as distorções. Reveja sua escala de valores...

Subsídios:

NÃO SOU A CONTRA A CRIAÇÃO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, CONTUDO, CHAMO À ATENÇÃO PARA OS EXAGEROS.

       1. Hoje temos grife para animais, estofados para animais, desfile de beleza para animais. 
      2. A indústria de rações e outros produtos para consumo animal, nunca faturou tanto, em toda a sua história.
       3. Há mulheres vivendo com cachorros como seu companheiro.
4.Temos falado muito de como o diabo tem destruído famílias, pela separação, desamor, infidelidade conjugal, falta de comunicação, violência no lar...ao tempo que nunca assistimos tantos filmes onde os personagens principais são animais heróis se falando entre si pelos cotovelos. E mais, seus donos, seus inimigos se comunicando com eles.  Verdade é, nós humanos estamos vivendo como animais irracionais e indústria de entretenimento humanizando os animais. Na China, quem matar um urso panda, sofre prisão perpétua...
5. Há filhos sendo criados como animais, e animais como filhos. 76% dos americanos, consideram que os animais de estimação, são membros da família.   
6. Em um país na Ásia, 75% dos pais permitem que os animais de estimação durmam com seus filhos, ou seja, na mesma cama.
7. Vejo esse comportamento social como uma nova modalidade de Panteísmo pós-moderno. E os animais sendo endeusados.

Samuel P M Borges

Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...