Pesquisar

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Deus e a Idolatria


Gênesis 12.1-3 - Quando Deus chama Abraão e a partir dele forma o povo de Israel, no decálogo (Êxodo 20.1-5), Deus estabeleceu a maneira, o modelo de culto, de adoração sem utilização de imagens de esculturas. Deus, o Criador, estava erguendo em meio o paganismo a bandeira do monoteísmo – a crença em só Deus Verdadeiro.
Vejamos alguns textos:

a) Êxodo 20.1-6 – “ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

b) Levítico 26.1 - “Não farás para vós ídolos...”

c) Deuteronômio 7.25-26. - “Destruirás imagens à fogo dos cananeus, pois eram abomináveis a Deus...” Este fato se realizou com a conquista de Israel na terra dos cananeus.

d) Deuteronômio 6.13 a 15. - “Servir outros deuses, provoca a ira de Deus...”.

e) Salmos 106.36-38 - “Israel caiu no pecado de servir aos ídolos, e ao ponto de sacrificar filhos e filhas aos ídolos de Canaã, na verdade, aos demônios.

f) Salmo 115.1 a 8 (tradução Protestante) -“As imagens são obras das mãos dos homens...”. E Salmo 113.1 a 8 (tradução Católica Apostólica Romana”).

g) Isaías 45.20 - Nada sabem os que conduzem suas imagens de escultura em “procissão e rogam a um deus que não pode salvar”...

Como Deus é Espírito, deve ser adorado em espírito e em verdade (João 4.24), não admite nenhuma forma ou tentativa de materialização de fé. É prática pagã e leva ao politeísmo, o culto e crença em vários deuses e mediadores.

Deus não divide a sua glória com ninguém e nem o seu louvor com imagens de esculturas.

Isaías 42.8 – “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de esculturas”

Deus deixa claro no texto sagrado que o idólatra não entrará no seu reino. Ou seja, está arrolado entre os que ficarão de fora, na eternidade.
         
a) I Coríntios 6.10 - “Os idólatras não herdarão o Reino de Deus”.

b) Atos 15:20 - Aos cristãos primitivos recomendou-se:“...Abstenham-se das contaminações dos ídolos).

c) Efésios 5.5 - “Os idólatras não têm herança com Cristo e com Deus...”

d) I João 5.21- Recomendação amorosa do apóstolo João em: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos...”

e) Ap 22.15 - “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira”

Há, basicamente, nas Escrituras, três tipos de adoração: a falsa, a vã e a verdadeira.

Adoração falsa – Mateus 23.27 – “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia”

Adoração vã - Mateus 15.9 – “Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.

Adoração verdadeira – João 4.23-24 – “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”

O centro da discussão, a essência do tema é: A prática idolátrica desvia de Deus a adoração, desvirtua o culto genuíno à Aquele que é digno de toda adoração, louvor e glorificação. E por extensão, um “ídolo” é tudo aquilo que toma o lugar número 1 de Deus em nossas vidas. Este ídolo pode ser o cônjuge, filhos, um vício, a tradição, dinheiro, um esporte, um clube de futebol, um hobby, etc...

Conclusão reflexiva:
a)    Está evidente à luz da Bíblia o quanto é abominável, aborrecível e repudiada por Deus a prática da idolatria. Seja qual for o meio ou forma: ídolos físicos, imagens em vídeos ou digitais, gravuras, turismo religioso sob pretexto de desenvolvimento regional, etc. Não se deixem enganar com as facilidades tecnológicas. Deus não mudou e nem mudará. É imutável.
b)  Nenhum sistema religioso ou tradição religiosa é segurança de salvação:Assim escreveu o apóstolo Pedro:
I Pd 1.18-19 – “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado”.

        c) A minha oração é que Deus nos conceda graça e entendimento pelas Escrituras, não pela religião de A ou de B. O ponto de partida é crê ou não crê nas Escrituras como a revelação de Deus escrita à humanidade.

Samuel Borges
Abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...