Pesquisar

sábado, 16 de janeiro de 2016

Ninguém é pior nem melhor

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" - Rm 3.23


A consciência e a divulgação de que todo mundo é tão humano quanto todo mundo produz bons frutos. Ninguém pode se considerar melhor ou pior do que os outros, porque ele e os outros são iguais no que diz respeito ao eixo do mal – todos são tentados pela carne (problema interno), pelo mundo (problema ambiental) e pelas potestades do ar (problema etéreo). Porque o próprio Tiago acrescenta: “Todos nós [ninguém escapa] sempre [e não uma vez ou outra] cometemos erros [outra vez ele se inclui]” (Tg 3.2). Todos passamos por provações e dificuldades. Todos temos crise de fé, crise de ânimo, crise de alegria. Se é assim, não há lugar para sentimentos de superioridade nem para sentimentos de inferioridade. Essa constatação, que começa com a descoberta da nossa própria humanidade e termina com a confissão pública dessa humanidade, diminui tanto a possibilidade de jactância como a possibilidade de inveja.

Para não deixar que o orgulho das grandezas, que o Senhor nos permite fazer em nome da graça, danifique ou destrua a nossa carreira, Deus continua a nos oferecer um presente muito estranho, mas capaz de resolver o problema. Essa foi a experiência de Paulo com o irremovível “espinho na carne”: aquele mensageiro de Satanás veio “para me dar bofetadas e impedir que eu ficasse orgulhoso” (2 Co 12.7-10). Quando o apóstolo suplicou a Deus a remoção daquele incômodo diário, ele respondeu: “Para você basta a minha graça, pois é na fraqueza que a força manifesta todo o seu poder” (2 Co 12.9, EP). É da fraqueza que nasce a fortaleza!

Apesar da degeneração global – todo mundo é tão humano quanto todo mundo – e da maravilhosa graça, ninguém está dispensado de negar-se a si mesmo quantas vezes forem necessárias. Nem os profetas nem os apóstolos engavetaram o antiquíssimo “sejam santos” de Deus (Lv 11.44; 1 Pe 1.16). O alvo continua sendo guardar o coração para não pecar contra o Senhor (Sl 119.11) e fugir do pecado (1Jo 2.1). As palavras de Jesus Cristo merecem respeito: “Vocês devem ser perfeitos, como o seu pai celestial é perfeito” (Mt 5.48) – mesmo sendo uma coisa quase impossível!


Fonte: Revista Ultimato Novembro-dezembro 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...