Pesquisar

domingo, 7 de junho de 2015

Evangelização e religião

Texto: II Co 5.17-21; Mc 16.15-16;Atos 1.8

Introdução: Está posto sobre nossos ombros, o ministério da reconciliação do homem com Deus( II Co 5. 20).  Cabe-nos ser sal da terra e luz do mundo. Abrir os nossos lábios e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. Estamos rodeados de pessoas sedentas e famintas, sobrecarregadas de religiosidade, enganadas, precisam que, em amor, falemos de Jesus.Algumas, não querem falar no assunto.  Muitos entendem que se trata de um assunto de ordem personalíssimo... Mas, a igreja Cristã, está  debaixo de ordem, do IDE DE JESUS...

I - EVANGELIZAÇÃO E TOLERÂNCIA RELIGIOSA.
a)     Numa pesquisa na Internet encontrei as seguintes indagações:
1.     Tem amizades com pessoas de outras religiões?
2.     Você discute sobre religião?
3.     Procura converter as pessoas para sua religião?
4.     É indiferente ao assunto religião?
b)    Tolerância religiosa – seria uma convivência de respeito e cordialidade entre as religiões.
c)     Está escrito: “...o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”. II Co 4.4
d)    O Evangelho de Cristo para os que se perdem ainda está encoberto. II Co 4.3
e)     Paulo aos Romanos escreve: “ De sorte que a fé é pelo o ouvir e o ouvir pela  Palavra de Deus”.  

II – O EVANGELHO E O SINCRETISMO RELIGIOSO.
a) Sincretismo - Filos.  Tendência à unificação de idéias ou de doutrinas diversificadas e, por vezes, até mesmo inconciliáveis.  2. Fusão de elementos culturais diferentes, ou até antagônicos, em um só elemento, continuando perceptíveis alguns sinais originários.
b) Ecletismo - Filos. Reunião de elementos doutrinários de origens diversas que não chegam a se articular em uma unidade sistemática consistente.  2.  P. ext. Posição intelectual ou moral caracterizada pela escolha, entre diversas formas de conduta ou opinião, das que parecem melhores, sem observância duma linha rígida de pensamento.
c) Sutilmente, pelo sincretismo religioso, as verdades teológicas fundamentais da fé cristã, serão minadas, passando de verdades absolutas a relativas e negociáveis...

III – TIPOS DE RELIGIÕES

a)     Animistas – Nela adora-se animais, o sol, a lua, rios, lagos...
b)    Legalistas – Domina a vida do indivíduo com um código de exigências e proibições
c)     Ritualistas – O que agrada as divindades são as cerimônias, rituais macabros...
d)    Sacramentalistas – Os sacramentos são os meios de transmissão da graça divina
e)     Místicas – Utiliza-se da percepção dos sentidos, a razão, intuição, revelações, visagens.
f)     A religião dos ateus – Adoram o EU e a loucura de seus próprios pensamentos.

IV – MOVIMENTO  NOVA ERA

a)   “É o despertamento geral para as seguintes áreas: força da mente, medicina holística, conhecimento mais profundo do próprio eu, exploração da natureza como parte da vida, exploração das energias negativas e positivas existentes no mundo, busca do misticismo e sincretismo, contatos com extraterrestres, reencarnação, esoterismo, ecumenismo entre todas as religiões, espera de certo Maytreia (líder espiritual para todos) e a negação de Deus e do diabo como seres pessoais”. Citação de José Pontes Filho.
b)   Prega o rompimento da família tradicional, pelo sexo livre. Dizem que prazer sexual é opção pessoal. Dizem: É orientação sexual. Não seria desorientação sexual???
c)    O maior mal da Nova Era é negar Deus como ser vivo, pessoal e atuante. E quando pessoas absorvem este ensino, perdem o rumo da vida e ficam desnorteadas.  Um retrato da sociedade moderna. Há uma crise de qualidade.  A mídia está tentando catar talentos. Crise de liderança. Nunca se falou tanto de sexo tão abertamente.  

V – O EVANGELHO BIBLIOCÊNTRICO, NEO-TESTAMENTÁRIO.
a)   É o que canta entre o salvo e perdido há uma separação: um vai para a vida eterna e o outro para a perdição. “Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve” – Ml 3.18
b)   É a mão de Deus, de cima para baixo, buscando salvar a humanidade perdida. Lc 17.10   E pão para o faminto. Luz para quem anda em trevas. Socorro para o aflito. Saúde para enfermo. Esperança para os desesperados.  Perdão para o arrependido. Salvação para o perdido.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...