Pesquisar

sábado, 25 de abril de 2015

TENTAÇÃO



Texto: I Co 10.13; Mt 4.3;
Introdução: A tentação deve ser entendida como um processo terrível, que pode ser da parte do homem, do mundo ou do Diabo, cuja finalidade é destruir a fé, a santidade e a comunhão com Deus, levando o cristão a pecar....

DISTINÇÃO ENTRE TENTAÇÃO E PROVAÇÃO: A tentação é sempre uma indução ao mal, ao pecado. Essa, Deus não pratica contra ninguém. A provação é um teste divino, mas nem toda provação é de Deus. E quando Deus prova a alguém, tem propósitos muito elevados. (Tg 1.12).

I – REFERÊNCIAS GERAIS SOBRE TENTAÇÃO E PROVAÇÃO.
“Não tentarás ao Senhor teu Deus....(Dt 6.16),  quer comunicar: Não prove a Deus, não o teste.
“Tentou Deus a Abraão...”(Gn 22.1). Significa, pois Deus Abraão à prova.
“ Porque me tentais...”.(Mc 12.15). Significa, porque estão me testando.
“Deus a ninguém tenta, nem pode ser tentado pelo mal. Tg 1.13
“Não veio sobre vós, tentação senão humana...”  I Co 110.13( a tentação é própria da natureza carnal do homem). Rm 7.5-8; Gl 5.13,19. O corpo físico não é mal em si mesmo.
“Jesus em tudo foi tentado, mas seu pecado”. (Hb 4.15).
“Não nos induzas à tentação; mas, livra-nos do mal.. (Mt 6.13). A tradução correta seria: E não nos deixe cair em tentação; mas, livra-nos do mal...(tradução contemporânea).
“Vigiai e orai para que não  entreis em  tentação...” Mc 14.38, Mt 26.41
“Quando tentados somos atraído e engodado pela própria concupiscência...)Tg 1.14
“É bem-aventurado o varão que suporta a tentação (provação). Tg 1.12. “ Feliz aquele que nas aflições continua fiel”. (tradução  linguagem de hoje).

II - AGENTES DA TENTAÇÃO:

1)    O MUNDO – O sistema que se opõe de forma persistente e sistemática ao Reino de Deus. I Jo 2.15-16).
2)    A CARNE – Ela tem seu aspecto pernicioso, incitador ao pecado. É o centro dos desejos pecaminosos (Rm 13.14; Gl 5.16-24). Dela vem o pecado e suas paixões. (Rm 7.5;Gl 5.17-21). Delimitando a nossa responsabilidade e a influência do maligno.
3)    O DIABO - É o agente mais cruel da tentação. Seu caráter é sempre destrutivo.

III - COMO SE PROCESSA A QUEDA NA TENTAÇÃO. Tg 1.14-15.
1ª) Vem a atração pelos sentidos. Visão ( I Jo 2.16). Audição (I Co 15.33). Olfato, paladar e tato
(Pv 6.17). São as entradas da alma.

2ª) Engodo(isca). A pessoa é atraída, seduzida e engodada pela própria concupiscência.(v.14b).

3ª) Concepção do desejo(da concupiscência. Na mente, nos pensamentos(cfe. Mc 7.21-23), o desejo é concebido. Só se faz o que se pensa(v. 15a). Nesse ponto, ainda se pode evitar o pecado.

4ª) O pecado é gerado. ”Depois, havendo a concupiscência concebida, dá à luz o pecado”(v.15). Ainda na mente, já nasce o pecado. Qualquer um de nós, pode adulterar a partir da mente. Mt 5.27-28.

5ª) A consumação do pecado. (v.15b). “e o pecado sendo consumado, gera a morte.” A morte aqui é espiritual. Nesse ponto, só há solução se houver arrependimento ainda em vida.

IV – OITO  PASSOS PARA A VITÓRIA SOBRE A TENTAÇÃO.
1)    Saber utilizar a palavra de Deus. A espada do Espírito.(Ef 6.17b).
2)   Através da oração. (Lc 22.40; IT 5.17; Mt 26.41).”O diabo ri da nossa sabedoria,  zomba das nossas pregações, mas treme diante de nossas orações”.
3)    Através da vigilância. (Mt 26.41a; I Pd 5.8-9).
4)  Através da disciplina pessoal. (I Co 9.27). muitos caem na área sexual, porque não sabem ou não controlam seus instintos.
5)    Resistindo ao diabo. (Tg 5.17; I Pd 5.8-9).
6)    Buscando santificação. (Hb12.14; I Pd 1.15).
7)    Ocupando a mente com o edificante ( I Ts 4.3-7; Fl 4.8).
8)    Enfim: reagindo, fugindo e se reavaliando.

FATORES INTERNOS DA TENTAÇÃO:

“O pecado não consiste apenas de ações isoladas, mas também é uma realidade, ou natureza, dentro da pessoa (Ef  2.3). O pecado como natureza indica a sede ou a sua localização no interior da pessoa, como origem imediata dos pecados”.

CONCEITO TEOLÓGICO(PR. ALTAIR GERMANO)

"Tentação" pode ser definida como uma influência interna ou externa, de origem divina (quando se refere ao fato de Deus "provar" o homem, 1 Pe 4.12), diabólica (Mt 4.7) ou humana (Tg 1.14), que embora, em si, não seja pecado, pode conduzir ao mesmo (Tg 1.15).

Observação: Embora a Bíblia, conforme Tiago cita, quando somos tentados, somos engodados pela própria concupiscência. Porém, esta pode ser externa ao tentado. Exemplos: A tentação de José e do próprio  Cristo.

Glossário pertinente:

Tentação: Indução para o mal, para coisas censuráveis, por sugestões do diabo ou da sensualidade. Biblicamente é um convite ao pecado.

Concupiscência: desejo, apetite carnal desordenado. 

Tentar: procurar corromper a fé, a fidelidade.

Sedução: 1.  Ato ou efeito de seduzir ou ser seduzido. 2. Qualidade de sedutor.
3. Atração, encanto, fascínio. Bras.  Jur.  Crime consistente em iludir mulher virgem, maior de 14 e menor de 18 anos, valendo-se da sua inexperiência ou justificável confiança para manter com ela conjunção carnal.

Seduzir: 1. Inclinar artificiosamente para o mal ou para o erro; desencaminhar: 2. Enganar ardilosamente.  3. Desonrar, recorrendo a promessas, encantos ou amavios: 4.  Atrair, encantar, fascinar, deslumbrar.    

Questões para debate:

1) Instabilidade no casamento. (conflitos, descrédito do amor de um pelo outro). Um casamento bastante desgastado.

2) Cônjuge carente de afeto e na condição de vida material. A tentação massagea o ego?. Sim, depois amassa e destrói. O cônjuge carente será alvo de sedução ou tentado por Satanás. (I Co 7.5).

3) O mito da grama mais verde.
a) Ver em outro parceiro, qualidades que gostaria que o seu cônjuge tivesse.
b) Há homens e mulheres que tem a maior facilidade de serem agradáveis para com outras pessoas, todavia não são com seus familiares e cônjuges.
c)Comportamento sexual pós-moderno: está nas revistas, jornais, televisão, nas ruas, no teatro,  na música,  no humor sujo, na internet...
d) Uma atração repentina ou trabalhada, alimentada...

4) Como se comportar diante da  tentação? Espero que não seja: “deixa a vida me levar, vida leva eu...”. Será que tem crente cantando: ”Eu boto ou não boto”?
a) Determinado(a) a não pecar.
b) Resistir no espírito. (I Pd 5.8,9; Tg 5.17).
c) Fugir...
d) Pare. Pense no futuro próximo, mais adiante...

Bibliografia:


  1. Bíblia do Estudo Pentecostal
  2. Dicionário Eletrônico Houaiss
  3. Lição CPAD/EBD 3º trimestre 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...