Pesquisar

terça-feira, 21 de maio de 2013

IMPULSOS, SOB CONTROLE?



De uma coisa tenho certeza: dos impulsos que me assaltam, uns são do Espírito, outros são da carne. De outra coisa também tenho certeza: não sou o único a ter impulsos saudáveis e impulsos maquiavélicos. Tanto os bons como os maus têm uns e outros. A possível diferença é que os bons costumam filtrar os impulsos bons e os maus costumam filtrar os impulsos maus.

Para ficar por dentro do que é impulso, busquei os sinônimos do verbo impulsar: animar, atiçar, empurrar, estimular, impelir, incitar, instigar, mobilizar. Não satisfeito, catei as palavras cognatas: impulsar, impulsionar, impulsionador, impulsionante, impulsão, impulsividade, impulsivo, impulso, impulsor. Por saber da relação da psicologia com os impulsos, consultei o Dicionário de Psicologia Dorsch e encontrei as seguintes expressões: deficiência de impulso, impulso final, medição de impulso, impulso sexual, impulsos primários, impulsos secundários.

 Achei melhor encarar o problema de maneira mais simples e mais prática.
 A história de Sansão veio a calhar, pois a Bíblia diz que foi em certo lugar que “o Espírito do Senhor começou a impelir Sansão” (Jz 13.25). Em outras versões, diz-se que o Espírito começou a movimentá-lo, começou a agir nele, passou a incitá-lo. Em outra passagem, leio que Deus estava atiçando, ou suscitando, ou mobilizando os babilônios para irem à guerra contra Israel (Hc 1.6). E entendi melhor o que é impulso.

O impulso é aquilo que vem de fora para dentro. É aquela ideia, aquela vontade, aquele ímpeto, aquela disposição, aquela força que pode mover e fazer alguma coisa grande ou pequena, notável ou trivial, certa ou errada, gratificante ou prejudicial, elogiosa ou censurável.

Esse reconhecimento puro e simples me levou a ter cautela com o impulso. É por isso que, de hoje em diante, com a ajuda de Deus, faço três solenes promessas:

1) filtrar todos os meus impulsos;
2) pôr de lado corajosamente os impulsos contrários à fé e à ética cristã;
3) abrigar, ou acolher, ou hospedar os demais impulsos.
 
Não quero ser ingênuo. Sei que o ser humano tanto pode ser impulsionado pelo Espírito como por sua natureza pecaminosa, e também pela mídia, pela cultura, pelo marketing, por familiares e amigos e pelas inegáveis potestades do ar. Para concluir, devo dar asas aos impulsos que procedem do Espírito e me proteger dos impulsos contrários, que procedem de outra fonte. Isso significa andar no Espírito e não na carne, como ordena Paulo (Gl 5.16).

De hoje em diante, com a ajuda de Deus, vou me dar o trabalho de negar-me a mim mesmo quando o impulso vier de má fonte e abrir-me a mim mesmo quando o impulso vier de boa fonte. Tenho a obrigação de agir assim porque considero-me discípulo de Jesus (Mc 8.34).

Fonte: Revista Ultimato março-abril 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...