Pesquisar

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO


Exercício é importante para qualquer um que queira se manter saudável. Seja qual for a sua idade, o exercício físico regular traz grandes benefícios à saúde, à sua aparência e ao seu bem estar.


Queima calorias – exercícios queimam calorias, mas esse é o benefício menos importante. Evite pensar que uma pequena quantidade de exercícios lhe dá o direito de comer mais calorias. Você provavelmente vai comer mais do que perdeu no exercício!
Protege contra doenças – os exercícios podem ajudar a melhorar vários problemas físicos: alivia dores nas costas, fortalece os ossos (reduz o risco de osteoporose e fratura), melhora os distúrbios menstruais, diminui o risco de pressão alta e derrame, e reduz o risco de doenças cardíacas. O exercício aumenta o HDL (o bom colesterol) e diminui os triglicerídeos, além de ajudar a controlar o açúcar no sangue (glicemia) de indivíduos diabéticos.

Melhora a função imunológica – os exercícios moderados pode protegê-lo de infecções, com a gripe, por exemplo. Por outro lado
exercícios demais podem ter efeito oposto.

Eleva a confiança e melhora outros fatores psicológicos – o exercício fazem as pessoas se sentirem melhor. Cada vez que você está ativo significa que está fazendo mudanças positivas, dando-lhe a sensação de controle e melhorando a autoconfiança. Também, muitas pessoas se exercitam para aliviar o stress, diminui a ansiedade e a depressão. O exercício também ajuda a conciliar o sono.

Aumenta força, resistência e flexibilidade física – alguns exercícios, como bicicleta e o futebol, podem torná-lo mais fortes, outros, como a ginástica, o torna mais flexível, enquanto nadar e corre aumenta sua resistência.
Preserva a musculatura do corpo – quando você perde peso, seu corpo reduz tanto gordura quanto músculos. O importante, entretanto, é aumentar a perda de gordura e preservar ou aumentar a massa muscular. E isso pode ser feito através dos exercícios físicos.

Aumenta a produtividade no trabalho – o exercício físico dá a energia que você precisa para realizar atividades, além de refrescar a sua cabeça ajuda a concentração.

Preserva a taxa metabólica – a perda de peso pode diminuir o gasto de calorias do seu corpo. E isto não é bom, porque seu corpo, então, usa menos energia (calorias) para funções básicas num momento que você quer queimar mais. O exercício acelera o metabolismo e evita a diminuição do gasto energético.

Ajuda a controlar o apetite – em quantidades moderadas, o exercício físico pode inibir o apetite.

Auxilia na manutenção do peso em longo prazo – se você tem problemas com peso, o exercício físico regular é o fato que melhora irá prevenir o ganho futuro e ajudar na manutenção do peso perdido.

Fonte: www.nutrição-imc.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...