Pesquisar

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Assombro e adoração


José Cambraia

                                                                 A Via Lactea            

O Universo é “visível” em um diâmetro de cerca de 92 bilhões de anos-luz, isto é, viajando na velocidade da luz, se gastaria 92 bilhões de anos para ir de uma extremidade à outra. Em quilômetros seria cerca de 8,7 x 1026 quilômetros, isto é 8,7 seguido de 25 zeros. Estima-se que existam entre 1.500 a 2.500 bilhões de galáxias no Universo e que a Via Láctea (a nossa galáxia) possua cerca de 200 a 500 bilhões de estrelas, sendo uma delas o Sol, que forma o sistema solar. O Universo, portanto, possui mais de 100 trilhões de bilhões de estrelas. 


A Terra é apenas uma minúscula partícula do Universo. Tem apenas 40 mil quilômetros de circunferência, ou seja, é cerca de 109 vezes menor que o Sol. Sua velocidade de rotação (em torno de si mesma) é de 1.675 quilômetros por hora (move-se numa velocidade maior que a do som, que é de 1.224 quilômetros por hora) e sua velocidade de translação (em torno do Sol) é de 107 mil quilômetros por hora. E nós não sentimos esse movimento! Você pode imaginar o que aconteceria se de repente a Terra parasse?
Quando contemplamos toda essa imensidão e característica do Universo criado por Deus, que sentimentos nos passam no coração? 
Não podemos deixar de nos assombrar! Não podemos deixar de glorificar o Deus criador de tudo isso! Não podemos deixar de reconhecer a nossa pequenez!

 • José Cambraia é professor na Universidade Federal de Viçosa.
Ultimato setembro outubro 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...