Pesquisar

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Culto solene e homenagens a humanos



Relutei em não escrever sobre o tema, mas sinto-me no dever de fazê-lo. O que é o culto solene? Primeiro, o culto cristão é o ato de prestar adoração reverente a Deus, com decência e ordem nas palavras do apóstolo Paulo. O adjetivo solene quando pesquisamos tem vários significados: Feito com aparato e pompa, majestoso, que infunde respeito, enfático na sua seriedade.  São elementos básicos do culto evangélico: Oração, louvor, ofertório, leitura do texto sagrado, ministração da Palavra de Deus.  Assim acontece, quando não foge aos seus objetivos precípuos e exclusivos.

Não é de hoje que se observa certo antropocentrismo no culto cristão. E notadamente, voltado à liderança. Faço parte do ministério da Igreja, tenho muitos amigos pastores, líderes de Igreja, todavia não comungo do que tenho visto. Abro aqui um parêntese: Quando estudamos o estilo de liderança do próprio Cristo, ele nos mostrou o quanto devemos honrar e respeitar aqueles que vieram antes de nós. Na expressão paulina à Igreja de Tessalônica, devemos ter a nossa liderança em alta estima e consideração. Na carta aos hebreus, devemos obedecê-las, sujeitar-se a elas e imitá-las. Sou consciente do que é uma Autoridade Delegada. É insensatez ir de encontro a ela, porque vai se deparar com quem a delegouEntão, o propósito da postagem não é fazer cavalo de batalha contra a liderança da Igreja. É sim, discutir onde, em qual contexto, em que momento, estamos fazendo homenagens aos humanos.

No Jeovismo não se comemora aniversário, no intuito de evitar honra aos seres humanos e não aumentar o seu egocentrismo. A meu ver, é um exagero. É outro extremo.

Mas, vamos tratar de nossos problemas assembleianos. O que se constata em nosso meio, em pleno culto dedicado ao Senhor pela ADbrasil.

1. Liturgias pesadas, centradas no pastor da Igreja, ao ponto de se referir a ele mais do que ao Senhor Jesus Cristo no percurso do culto: “com autorização do pastor”, “com permissão do pastor”, “conforme recomenda o pastor”, “assim como tem ordenado o pastor”. Cada um que chega a tribuna do templo faz menção do pastor ou àquele que está dirigindo o culto, determinado pelo pastor. E se não fizer assim, deixa de ter oportunidade no culto. E me chamou atenção um Dia das Mães que não se fez nenhuma referência, nem uma oração pública especial por elas! Será que este ato é censurável como secularismo de consumo no culto?

2. Há lugares em que quando o dirigente de congregação entra no templo, deve a congregação levantar-se para recebê-lo de pé. Em outro, o pastor é recebido de pé todas as vezes que vai se dirigir a congregação, pela primeira vez, em cada culto. Vem-me a lembrança do “Assim também vós” de Lucas 17.10, pois me parece ignorado na atualidade.

3. É mais agravante a mistura que se está fazendo com eventos sociais, como por exemplo aniversários de dirigentes, pastores, durante o culto divino e solene. O tempo demandado, a frequência desses eventos, está se tornando indigesto para muitos do rebanho do Senhor. E como Deus está vendo essa questão? Não estaria ferindo a solenidade da adoração, honras e glórias devida somente a Ele no culto prestado exclusivamente a Ele? Entendo também, em nada fere a solenidade do culto ao Senhor, quando se menciona um aniversário, ora-se pelo aniversariante e o culto ao Senhor prossegue. Depois, participamos do social.

4. Eu, pessoalmente, tenho evitado está em culto onde se mistura o social com o espiritual. Reprovo qualquer deificação do homem. Há uma diferença enorme em ter respeito e se deixar levar por respeitos humanos. Vamos comemorar os aniversários de nossos pastores e companheiros, com muita alegria e amor, entretanto fora do ambiente dos cultos solenes e sem culto à personalidade.

5. Precisamos refletir, rever nossas posturas de adorador individual e coletiva, a liturgia rotineira do culto sagrado, pois do jeito que vai daqui há pouco, o Senhor Jesus  estará do lado de fora batendo à porta. Não obstante, não é um coitadinho. Ele é o SENHOR! E se assim o fizer, será por misericórdia. Só não sei até quando.

6. E observem um fato: Na História da religião, todo ato, ordem, obediência exteriorizada, comportamento visivelmente manifestado, como por exemplo os costumes, a tradição criada pelo homem, quando não obedecida, tem servido para punição, controle, domínio do homem sobre o homem. Portanto, prestemos o culto solene com entendimento agradável ao Senhor com confiança reverente. Amém.

Samuel P M Borges - Julho-2012

Um comentário:

  1. Amados em Cristo,

    Texto pessoal liberado para edificação espiritual do corpo de Cristo.

    ResponderExcluir

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...