Pesquisar

domingo, 1 de janeiro de 2012

A Vida e o Tempo



Tempo – momento ou ocasião apropriada para que as coisas aconteçam ou façamos acontecer...e há tempo para todo propósito debaixo do sol...

O tempo é um bem intangível, subjetivo, vai e não volta e com ele vai a oportunidade perdida. O tempo está no cerne do nosso existencial. O passado só serve para tirarmos as lições dos erros e ser grato pelas conquistas. Nossas atitudes  no presente farão a grande diferença. Uns correm demais, outros de menos. Em sendo verdade que “quem não vive para servir, não serve para viver”, todos devemos nos perguntar: Que contribuição estamos deixando para nossa geração? É boa opção fazer a oração do salmista: ”Senhor ensina-nos contar os nossos dias, de modo que alcancemos corações sábios”.

Há alguns elementos no uso do tempo que não podemos deixar passar despercebidos: o ciclo da vida(nascemos, crescemos, amadurecemos e partimos), Escala de valores. Qual a sua? Como se mede a qualidade de vida? Será que distinguimos o secundário do importante? O prioritário do urgente?

E Deus, o Senhor do tempo, nas palavras do sábio Salomão, estabeleceu tempo para todo propósito debaixo do céu. Assim, viva a vida abundantemente, cumpra a sua trajetória de maneira que repercuta nos umbrais da eternidade.

Dificuldades para não esperar
1. A cultura do instantâneo
2. A pressão do imediatismo
3. Vencer a tentação das tramóias – encurtar caminhos.
4. O politicamente correto com uma ética rastejando.

A paciência de esperar
1. Não é passividade.
2. Esperar na adversidade não é fácil. O rei Davi foi exemplar.
3. O cronos do homem(minutos, horas, dias, meses e anos).(propenso a compulsidade, tirano e torna a vida frenética.Está relacionado a: produtividade, prejuízo ou lucro, eficaz ou ineficaz,  disputável,  perdido ou convertido em dinheiro/patrimônio...
4. O kairós de Deus. (plenitude de tempo). Is 55.8(No grego é um momento indeterminado no qual o especial acontece.  Não é medível pela ótica humana). É o tempo de Deus, o qual não tem passado, nem futuro, tudo é presente.  Na verdade, Deus é atemporal.
5. Buscar ajuda de bons conselheiros. I Sm 19.18
6. Não tomar decisões por torpes e escusos interesses.
7. Até quando esperar? Até que saibas o que Deus quer de você ou vai fazer com você. E embora Criador de todo o Universo, Ele é capaz de se relacionar conosco pessoalmente, de modo particular com cada um de nós. Quando nos submetemos voluntariamente e em amor viver o seu padrão moral aí acontece como disse Jesus:”Eu e meu pai viremos para ele e faremos nele morada”.

Aplicando as lições
1. Andar segundo a palavra e viver conforme sua vontade.
2. Esperar o tempo de Deus pode significar uma real ou aparente perda de  excelentes  oportunidades.
3. Antecipadamente, revelado e ungido, Davi esperou ascender ao trono de Israel. E nós?
4. Mesmo dentro e esperando na vontade de Deus, problemas virão. Faz parte da vida...
5. Muitas vezes, pelos montes, nos vales, nas cavernas, mas bom é esperar em Deus. Ou seja, com Deus no controle tudo contribui...
6. Os planos de Deus, seus projetos, seus sonhos vão se realizar em nossas vidas, quando vivemos uma vida de propósitos para Ele.
7. Há um Deus ativo, trabalhando para nos dá vitória legítima e plena.
8. Somos exortados e descansar e esperar em Deus. Sl 37.7;40.l

Refletindo:

“O tempo é muito lento para os que esperam
Muito rápido para os que têm medo
Muito longo para os que lamentam
Muito curto para os que festejam
Mas, para os que amam, o tempo é eterno.”

                                         William Shakespeare

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo. E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares.É tempo da travessia.E se não ousarmos fazê-la, teremos ficado para sempre à margem de nós mesmos.”
                                         Fernando Pessoa.


Um maravilhoso e fenomenal  2012 a todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

INCLUIR COMENTÁRIO!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...